O Projeto GAP fez um compromisso com a primatologista Jill Pruetz e sua equipe que acompanha um grupo de chimpanzés nas savanas do Senegal, país mais ao norte da África, com chimpanzés em vida livre, de financiar salários e uniformes para três guardas florestais que ajudarão a proteger a reserva Fongoli, onde se refugiam os primatas.
Jill Pruetz é professora da Universidade Estadual de Iowa, e desenvolve este projeto inédito que mostra como os chimpanzés são capazes de adaptar-se a qualquer região geográfica, como os humanos que têm povoado todo o planeta. Mais de 50 anos atrás existiam chimpanzés em quase todo o continente africano, hoje só restam em menos de 15 países, e numa região circunscrita ao centro da África, nas florestas tropicais úmidas da Bacia do Congo, onde sobrevivem acuados pelos predadores humanos e pela geografia inóspita, cheia de doenças e perigos.
Jill se comunicou dias atrás conosco e nos deu sua localização 12 degraus 40 norte e 12 degraus 13 oeste, também nos avisou que em agosto estará de volta em seu escritório. O Projeto GAP (PGS) da Espanha também se comprometeu a enviar voluntários para ajudá-la em seu novo projeto de seguir um grupo de chimpanzés, próximo ao atual que ela acompanha.
Conheça detalhes deste projeto em nosso site, notícias dos dias 16.04.2008 e 23.04.2008, na recente reportagem da Revista e Canal da National Geographic http://viajeaqui.abril.com.br/ng/materias/ng_materia_274272.shtmlωprint, e no vídeo http://www.youtube.com/watchωv=B3CURpMSXWk